Sobre nós

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas – CEAP, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos de caráter cultural, educacional, social e assistencial. O CEAP foi fundado no Rio de Janeiro em 1989 por ex-alunos da extinta Fundação do Bem Estar do Menor – FUNABEM, aliados a membros da Movimento Negro e de Coletivos Feministas.

Sua criação foi motivada pela recorrente violação dos direitos fundamentais das classes menos favorecidas. A história do CEAP é marcada pelo trabalho relativo às questões de defesa e promoção dos direitos humanos, educação, formação continuada de professores e mercado de trabalho, assim como a superação do racismo e da intolerância religiosa. Essas ações se dão por meio dos programas e projetos da instituição.

Neste contexto de atuação, as ações do CEAP contribuem de forma marcante para o fortalecimento do direito à cidadania, assim como para a consolidação da democracia no Brasil, mobilizando centenas de milhares de pessoas.

Promover

a formação continuada através de projetos pedagógicos especializados em educação para as relações étnico raciais, antirracismo e intolerância religiosa

Articular

o diálogo entre diferentes organizações para articulação de “redes” de apoio para realização de ações socioculturais de promoção da cultura negra para combate ao racismo e a intolerância religiosa.

Apoiar

iniciativas pedagógicas de organizações socioculturais, institucionalizadas ou não, para promover o desenvolvimento organizacional através de ações de promoção da cultura negra para o combate ao racismo e a intolerância religiosa.

Missão

Articular, defender, promover e expandir os direitos de populações marginalizadas, as culturas afro-brasileiras, a educação cidadã e os princípios universais dos Direitos Humanos para o combate ao racismo, à intolerância religiosa e discriminações correlatas.

Visão

Ser uma instituição sustentável, de alcance internacional, referência em gestão, na formação e articulação de multiplicadores do pensamento crítico para potencialização de territórios marginalizados e erradicação do racismo, da intolerância religiosa, de todas as formas de discriminação correlatas e das desigualdades sociais.

Valores:

Estrutura Organizacional

PRESIDENTE – LUIZ CARLOS AMARAL GOMES
DIRETOR EXECUTIVO – MARCELO LUIZ IVANIR DOS SANTOS
DIRETORA EXECUTIVA ADJUNTA – MARIANA GINO
CONSELHO ESTRATÉGICO – CARLOS ALBERTO IVANIR DOS SANTOS / HELENA THEODORO / ROLF MALUNGO RIBEIRO DE SOUZA / JOSELINA DA SILVA / LUIS CLAUDIO DE OLIVEIRA 
CONSELHO FISCAL – WILLMANN DA SILVA ANDRADE

Alguns de nossos principais projetos:

Prêmio Camélias da Liberdade

Celebração de iniciativas públicas e privadas que promovem/implementam programas de ações afirmativas raciais.

Curso de Formação de Professores

Cursos de Formação de Professores em História da África e Culturas Afrobrasileiras para aplicação da Lei 10.639-03.

Ponto Cultural JPA Afro-Cultural

Ocupação territorial na região de Jacarepaguá para promover a Cultura Negra como ferramenta de educação e desenvolvimento socioeconômico local.

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa que acontece todo 3º domingo de setembro, na Orla de Copacabana reunindo centenas de milhares de participantes.

Cantando a gente se entende

Festival Cultural Inter-Religioso para celebrar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Observatório das Liberdades Religiosas

Rede nacional/internacional de combate à intolerância religiosa e promoção da diversidade e da equidade com foco nas articulações políticas e ações para promoção de políticas públicas.

Apoiadores e Patrocinadores

Fale com a gente:

Acompanhe a gente nas redes sociais!